2ª Semana do Advento

12/04/2016 05:01:00 PM

Iniciamos hoje,domingo dia 4, a segunda semana do advento.Para quem não sabe, ou já se esqueceu, o advento é "advenir" a chegada de Cristo,é um tempo de preparação, alegria e expectativa, no qual devemos promover a fraternidade e a paz.
Será que tens vivido este período do ano da melhor forma?
Se a tua resposta é não, independentemente do motivo, ainda vais a tempo de mudar. Não penses que é uma mudança que não vale a pena, ou porque consideras um desperdício de tempo, ou porque simplesmente não estás para aí virado.
Pode ser bastante divertido e interactivo, e vou dar-te a seguinte vivência:
Eram ontem 19 horas, quando iniciei o meu turno no banco alimentar, no continente de Massamá "Sul". Apesar de já não ser a primeira vez a fazer um trabalho deste género, senti receio da forma como as pessoas que entrariam no estabelecimento me iam encarar.Logo me apercebi que não tinha nada a recear. Foram amáveis! A maior parte retribui as "boas noites", deu-nos 5 segundos do tempo delas para nos ouvir, levou o saco e por muito pouco que tivessem ou que comprassem, acabaram sempre por contribuir com um saco de arroz, massa, ETC. Uma situação que achei bastante
engraçada foi a de um casal de idosos que entrou, pela quarta vez no Continente, e apesar do senhor achar que não deveriam voltar a contribuir, (pois das três vezes anteriores contribuíram sempre) a senhora vem por trás dele e diz: "Com certeza que vou contribuir" e assim fez! Até ás 21 horas (fim do turno) o ambiente foi sempre de alegria e boa-disposição.
Acabado o turno, fomos para o armazém do Banco Alimentar Contra a Fome
em Alcântara, onde entrei pela primeira vez.
Foi uma experiência incrível! Eramos muitas pessoas, num espaço que não se pode considerar muito grande, a apanhar sacos de papel e de plástico do chão, a andar com caixas dum lado para o outro, a despejar toda  a comida que havia nos sacos para um tapete rolante, a recolher depois essa comida e distribuí-la, e por fim empacotá-la. Eu tive a sorte de fazer um pouco de tudo! E sempre em boa companhia e em bom ambiente devido ao espírito de entreajuda entre as pessoas, e à música de festa que se fazia ouvir.
O tempo passava, o número de pessoas ia diminuindo, e o trabalho aumentava.Chegadas as 2 e 30 da manhã, demos o trabalho por concluído e regressámos a Massamá.
Foi uma das minhas melhores experiências e com certeza que, logo que possível, vou voltar a repetir.
Tudo isto para dizer que podemos viver este tempo de advento, fazendo obras de misericórdia práticas e dinâmicas, não sendo apenas um tempo de espiritualidade!
Pendura um coroa do advento na tua porta, torna-a especial! No hall de entrada da tua casa, acende velas consoante a semana do advento em que já vais ( neste caso serão duas). Monta a tua árvore de Natal num sítio visível e dá alegria e luz ao teu lar! Monta o presépio e relembra o nascimento do Senhor!
Não te estou a pedir coisas difíceis nem demoradas!
Não fiques outro Natal fechado em ti mesmo! Muda-te e vais ver que a tua vida também vai mudar!





You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigado pelo teu comentário!

Post mais visto

Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs

Total de visualizações de página

Blog Parceiro